Descubra como o seu projeto pode ser mais sustentável e eficiente com a ArcelorMittal
Descubra como fazer obras sustentáveis com a ArcelorMittal: soluções inovadoras que reduzem emissões de CO₂, aumentam a eficiência e equilibram impacto ambiental, benefícios econômicos e bem-estar social.
Construções sustentáveis não são mais uma opção, mas uma necessidade fundamental para o futuro do setor. Escolher os materiais e soluções certos faz toda a diferença no resultado do seu projeto. Com a ArcelorMittal, é possível desenvolver uma obra sustentável, através dos nossos produtos, serviços e soluções que o auxiliam a racionalizar materiais, manter a segurança, descarbonizar e garantir qualidade.
Para que você tenha uma construção mais sustentável, deve- se equilibrar três dimensões essenciais para garantir sua efetividade:
- A dimensão ambiental, que busca minimizar impactos negativos através da redução do consumo de água e energia, gestão adequada de resíduos sólidos e uso consciente de recursos naturais.
- O aspecto econômico, que visa maximizar benefícios financeiros para todos os envolvidos, desde proprietários até trabalhadores, através da redução de custos operacionais e aumento da eficiência energética.
- O pilar social, que considera o bem-estar das pessoas, garantindo acessibilidade, segurança e conforto aos usuários.
Através desses 3 pilares, a ArcelorMittal traz para você alguns produtos e soluções para seus projetos ficarem cada vez mais ecoeficientes, sendo alguns deles:
Vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb: Aço com baixa emissão de carbono
O Vergalhão CA50 S XCarb é o primeiro vergalhão com baixa pegada de carbono da America Latina com baixa pegada de carbono, produzido com 100% de material metálico reciclado e 100% de energia renovável certificada. Esse produto, reduz aproximadamente 68% das emissões de CO₂ (escopos 1, 2 e 3), quando comparado com o vergalhão CA50 convencional da ArcelorMittal, mantendo as mesmas propriedades mecânicas.
A Estação de Metrô Santo Amaro, em São Paulo, foi o primeiro empreendimento no Brasil a utilizar essa solução sustentável, reduzindo cerca de 385 toneladas na emissão de CO₂e. Este caso demonstra como as construções sustentáveis no Brasil estão avançando, utilizando materiais inovadores para reduzir seu impacto ambiental.
Vergalhão ArcelorMittal 70 S AR de alta resistência: racionalização de materiais, com produtividade e sustentabilidade
O Vergalhão ArcelorMittal 70 S AR apresenta limite de escoamento mínimo de 700 MPa, sendo 40% mais resistente que os vergalhões convencionais. Essa característica possibilita:
- Redução do volume de aço em até 20% em fundações e pilares
- Menor congestionamento de barras nas estruturas
- Melhor execução de concretagem
- Maior produtividade
- Menor emissão de CO2 do empreendimento
Desenvolvido em parceria com a USP, através da Cátedra Construindo o Amanhã, este aço de alta resistência contribui para a desmaterialização da construção, especialmente em obras de grande porte ou elementos estruturais de alta densidade de armaduras. Este Vergalhão exemplifica como a sustentabilidade na engenharia civil pode ser alcançada através do uso inteligente de materiais.
Armaduras prontas e fôrmas incorporadas para mais produtividade
Seguindo tendências globais de industrialização, a ArcelorMittal oferece em seu portfólio, a Armadura Pronta Soldada (APS) que chega ao canteiro de obras identificadas e prontas para a montagem. Essa solução proporciona maior qualidade aos serviços de armação e reduz significativamente a demanda por mão de obra. Quando combinadas com fôrmas incorporadas, dispensam serviços de fôrma e desfôrma, aumentando ainda mais a produtividade. Esta abordagem não só melhora a eficiência no canteiro de obras, mas também contribui para a redução de desperdícios, alinhando-se com os princípios de construção sustentável.
Caso queira, acesse nossa calculadora APS para simular os ganhos de produtividade oferecidos pela solução.
Corte e dobra: redução de desperdício no canteiro
O serviço de corte e dobra transforma barras e bobinas em peças sob medida conforme o projeto, reduzindo consideravelmente o desperdício no canteiro. Estudos demonstram redução nas perdas de material da ordem de 6% para armaduras de pilares, 13% para vigas e 13% para lajes. Além disso, esse sistema reduz o espaço necessário para estocagem e processamento de aço no canteiro, aumentando a produtividade geral da obra.
O aço cortado e dobrado industrialmente é considerado mais sustentável, pois reduz perdas relacionadas a material, mão de obra, tempo e espaço, enquanto os resíduos gerados são reincorporados ao ciclo produtivo do aço, promovendo economia circular. Esta prática exemplifica como a gestão de resíduos e o reaproveitamento de materiais podem ser integrados eficientemente no processo construtivo.
Afinal, aço não é tudo igual, aço sustentável só ArcelorMittal
