Portal Conexão

XCarb® e RAC Engenharia S.A.

A RAC Engenharia S.A. está executando a primeira fase da obra do Pequeno Príncipe Norte, projeto de expansão do Complexo Pequeno Príncipe, no bairro Bacacheri, em Curitiba (PR). Uma área com mais de 200 mil metros quadrados vai abrigar um hospital-dia, um hospital de alta complexidade, a transferência das sedes da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, um centro cultural e um jardim botânico que visa o enriquecimento biológico do bosque, onde também serão realizadas ações de educação ambiental.

A parceria estratégica com a ArcelorMittal foi fundamental para a adoção de soluções sustentáveis para o projeto, como o uso do vergalhão XCarb®, que oferece o mesmo desempenho do CA50 padrão, mas com uma redução de até 68% na emissão de CO₂e.

Qual era o desafio da RAC?

O principal desafio da RAC – alinhado com as diretrizes do Pequeno Príncipe – na primeira fase da obra do projeto de expansão foi a redução das emissões de CO₂e. Para isso, a RAC Engenharia S.A. realizou uma Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para identificar os principais materiais responsáveis pelas emissões de CO₂e e adotou estratégias de substituição de materiais para mitigação da pegada de carbono.

Comprometida com a inovação e sustentabilidade, a jornada da RAC já vem se consolidando ao longo dos anos, marcada pelo lançamento do Estudo Técnico de Descarbonização na construção civil, um estudo de caso pioneiro que destaca os benefícios do uso de materiais mais sustentáveis.

Capturar co2.PNG

Redução de emissões de CO₂e em 139,89 toneladas

Capturar.PNG

Com o uso vergalhão XCarb® é possível reduzir até 68% nas emissões de CO₂e

Como a ArcelorMittal contribuiu com a RAC para uma expansão mais sustentável

A ArcelorMittal apresentou o vergalhão XCarb® como a solução ideal para diminuir as emissões de CO₂e na construção civil. A RAC, alinhada às suas metas de sustentabilidade, reconheceu no XCarb® uma oportunidade de adotar materiais sustentáveis em seus projetos. Por ser produzido com 100% de matéria-prima reciclada e 100% de energia renovável, o XCarb® oferece uma redução de 68% das emissões de CO₂e em comparação com o vergalhão convencional, mantendo o desempenho estrutural do CA50 padrão.

O uso do vergalhão XCarb permitiu à RAC mitigar 139,892 toneladas de CO₂e na primeira fase da obra do Complexo Hospitalar Pequeno Príncipe, alinhando-se às suas metas de sustentabilidade e posicionando-se como líder em práticas ambientais na construção civil.

Além da aplicação do XCarb®, a ArcelorMittal e RAC já trabalharam em conjunto na industrialização do aço através da implementação da APS (Armadura Pronta Soldada) e Fôrma Incorporada em uma de suas obras. A APS é uma solução onde o elemento estrutural é armado na central de serviço e entregue pré-armado no canteiro de obras, juntamente com as fôrmas incorporadas, que consistem em painéis de aço galvanizado fixados na armadura, eliminando a etapa de fôrma e desfôrma em obra. Essas soluções combinadas permitem maior produtividade, industrialização, redução de desperdícios e redução de prazos.

Depoimentos


Cotação