Vergalhão ArcelorMittal 70 S AR, desenvolvimento pioneiro que combina eficiência e sustentabilidade
Vergalhão ArcelorMittal 70 S AR: inovação pioneira em alta resistência e sustentabilidade para grandes estruturas.
Com o desafio de criar um vergalhão com alta competência técnica focado em aplicações de grandes estruturas, em 2021 a área de Inovação e Desenvolvimento de Produtos para Construção Civil do segmento de Aços Longos da ArcelorMittal em conjunto com a Cátedra Construindo o Amanhã (parceria entre a ArcelorMittal e a USP) e o Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS/USP), lançou de forma pioneira o vergalhão CA50/S AR - Alta Resistência, com um limite de escoamento de 700 MPa. Um produto inovador de alto desempenho.
Agora, em 2024, com a publicação da norma ABNT NBR 7480 e a portaria do INMETRO que regulamenta o aço CA70 no Brasil, a ArcelorMittal apresenta ao mercado a nova denominação: ArcelorMittal 70 S AR.
Sustentabilidade e versatilidade
Em obras de grande porte, usar muito aço pode dificultar a passagem do concreto, criando espaços vazios e problemas de aderência. À medida que o concreto se torna mais forte, o aço também precisa evoluir para garantir que as estruturas sejam seguras e duráveis.
O vergalhão ArcelorMittal 70 S AR é 40% mais resistente que o CA50 convencional, ele possui adição de elementos de liga, controles especiais de processo e padrões elevados de qualidade, aumentando sua resistência à tração, com um patamar de escoamento mínimo de 700 MPa. Mesmo com esse aumento de resistência, o vergalhão conserva suas características geométricas e mantém a ductilidade, fundamental para obras de grande porte.
Certificado com o Rótulo Ambiental ABNT, o vergalhão ArcelorMittal 70 S AR é uma escolha comprometida com o meio ambiente. Ele ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, por meio da desmaterialização, minimiza os impactos ambientais, contribuindo para um futuro mais sustentável.
O ArcelorMittal 70 S AR está disponível nas bitolas de 8 até 32 mm, ele se adapta às necessidades de vários projetos, proporcionando flexibilidade, maior produtividade e racionalização, seja em grandes construções ou em projetos específicos.
Afinal, aço não é tudo igual. Vergalhão de alta resistência só ArcelorMittal.
Clique aqui para baixar o catálogo do Vergalhão ArcelorMittal 70 S AR.
ArcelorMittal Responde
O aço da ArcelorMittal, 70 S AR, fica mais quebradiço que a versão inferior? Ou seja, com maior resistência à tração?
Não. Nosso novo vergalhão suporta um limite de escoamento mínimo de 700MPa, mantendo todas as características da Norma ABNT NBR 7480 e legislação vigente. Ou seja: ele é projetado para atender totalmente as especificações de dobramento e alongamento, garantindo que não fique mais quebradiço.
Quais obras e elementos se beneficiam com o aço da ArcelorMittal 70 S AR?
Toda obra com alta concentração de vergalhões, como infraestruturas, blocos de fundação, pilares de galpões e aduelas para saneamento. Isso porque o ArcelorMittal 70 S AR facilita a concretagem, minimiza bitolas e melhora a distribuição nos elementos estruturais.
O ArcelorMittal 70 S AR pode ser cortado e dobrado na obra?
Sim, esse vergalhão pode ser cortado, dobrado e armado na obra, conforme a norma ABNT NBR 7480. Ele é ainda mais eficiente que os outros produtos que vocês já conhecem, reduzindo a quantidade de barras necessárias e aumentando a produtividade e economia de material. Esse produto também pode ser fornecido pelas nossas centrais de serviços Belgo Pronto, através das soluções Corte & Dobra, Armaduras Prontas Soldadas ou mesmo com Formas Incorporadas pré-montadas.
Qual o módulo de elasticidade do ArcelorMittal 70 S AR?
O módulo de elasticidade é similar ao do CA50 S AR, entre 190 e 210 GPa. Com 98% de ferro na composição, os elementos de liga (Manganês, Vanádio, Nióbio) seguem a norma ABNT NBR 7480, mantendo a propriedade inalterada.