Portal Conexão

Você sabia que a ArcelorMittal é a maior recicladora de aço do Brasil?

ArcelorMittal recicla e processa 30 milhões de toneladas de sucata por ano e aposta em inovação para transformar o aço em um vetor estratégico da economia circular e da descarbonização global.

No Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, a ArcelorMittal — líder global na produção de aço — destacou avanços expressivos que a colocam entre as maiores recicladoras de metal do mundo. A companhia processa anualmente cerca de 30 milhões de toneladas de sucata metálica, sendo 10% desse total reciclado no Brasil. De acordo com a empresa, cerca de 70% do aço produzido pela empresa tem origem em sucata ferrosa, reforçando seu compromisso com a economia circular e a sustentabilidade industrial. 

Produtos sustentáveis e inovação tecnológica 

Entre os destaques de 2025 está o Vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb®, primeiro produto da América Latina feito com 100% de material metálico reciclado e 100% de energia renovável. A iniciativa faz parte do programa global XCarb, que reúne ações voltadas à redução das emissões de carbono em toda a cadeia produtiva do aço. 

Outro exemplo de inovação é a Barra Chata Mola XCarb®, desenvolvida na unidade de Barra Mansa (RJ) para o setor automotivo. Produzida com uso de biometano, essa barra reduz em até 63% as emissões de CO₂e em comparação com produtos convencionais. 

Reaproveitamento de resíduos e coprodutos com valor agregado 

Na unidade de Pecém (CE), a ArcelorMittal atingiu um índice de reaproveitamento de 99,7% dos resíduos sólidos gerados, transformando materiais antes descartados em coprodutos comercializáveis como a Acerita® e o Revsol®, usados na construção civil e no agronegócio. A unidade gerou mais de US$ 46 milhões em receita com a comercialização de coprodutos em 2022. 

Energia limpa e parcerias estratégicas 

Para reduzir sua pegada de carbono, a empresa investe fortemente em energia renovável. Um exemplo é a parceria com a Casa dos Ventos para a construção do Complexo Eólico Babilônia Centro, na Bahia. Com capacidade instalada de 553,5 MW, o projeto atenderá até 40% da demanda energética da ArcelorMittal no Brasil e evitará a emissão de 950 mil toneladas de CO₂e por ano. 

Biodiversidade e uso racional da água 

A agenda ambiental da empresa também contempla preservação da biodiversidade e gestão hídrica eficiente. No Espírito Santo, o Projeto Caiman, em parceria com o Instituto Marcos Daniel, monitora mais de 500 jacarés-de-papo-amarelo em áreas de preservação da ArcelorMittal. Já nas unidades industriais, a recirculação de água chega a 98,5%, com destaque para soluções como dessalinização e reúso. 

Meta: carbono neutro até 2050 

A ArcelorMittal estabeleceu como objetivo ser carbono neutro até 2050, com uma meta intermediária de reduzir em 25% suas emissões até 2030. Para isso, estruturou um Plano Diretor de CO₂e baseado em cinco pilares: transformação do processo siderúrgico, eficiência energética, aumento do uso de sucata, energia limpa e compensação de emissões residuais.  

"O aço, que definimos internamente como ‘tecido da vida’, é a estrutura de tudo, está em todos os projetos de infraestrutura, mobilidade, construção civil, e a ArcelorMittal, como líder no mercado global siderúrgico, entende que seja sua responsabilidade liderar o movimento pela descarbonização", afirmou Luciana Magalhães Corrêa, gerente de Meio Ambiente e Coprodutos da ArcelorMittal Aços Longos - Industrial, Metálicos e Comercial, para o portal de notícias da UOL. 

Se quer produzir mais obras sustentáveis, venha com a ArcelorMittal. Até porque, aço não é tudo igual.  

Aço Sustentável só na ArcelorMittal.

Voltar para o topo

Cotação